tecnoPARQ e a empresa residente Instituto Selo Casa Saudável promovem o 1º Workshop Biologia da Construção

A busca por qualidade de vida e pela sustentabilidade ambiental se tornaram valores globais e tendência para, no mínimo, os próximos 20 anos. A maior parte da população mundial está interessada em saúde e bem estar. No Brasil, esta parcela da população, está em torno de 36 milhões de pessoas, segundo dados do Facebook.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde 30% dos domicílios e 70% dos espaços empresariais são considerados enfermos. Alergias, distúrbios do sono, cansaço, envelhecimento precoce e obesidade estão entre os padrões e sintomas de saúde que podem ter a causa no espaço construído, ou seja, a casa que o indivíduo habita ou a empresa que trabalha.

Ao viver, ou trabalhar, em um ambiente saudável, o indivíduo passa a ter mais saúde e disposição, fica menos suscetível a doenças oportunistas, absenteísmo do trabalho, ganhando muito mais qualidade de vida e bem estar. Alguns elementos importantes de se observar em uma casa saudável são qualidade do ar, luminosidade, eletromagnetismo, acústica, materiais, qualidade da água, projeto, paisagismos, manutenção e sustentabilidade.

Uma das empresas residentes no tecnoPARQ, a Instituto Selo Casa Saudável, identificou nesta tendência uma oportunidade de negócio, a certificação para projetos, edificações, profissionais, produtos e manutenção. O Selo Casa Saudável é o Primeiro Certificado Mundial para construções, profissionais e produtos da construção que leva em consideração elementos de saúde e bem estar.

Buscando sensibilizar a população local e empresários da importância de um ambiente saudável, a empresa Instituto Selo Casa Saudável em parceria com o tecnoPARQ promoveu o 1º Workshop Biologia da Construção: como criar projetos saudáveis no dia 10 de março.

O evento teve como foco  a palestra proferida por Allan Lopes, do Instituto Selo Casa Saudável, onde foram abordados temas como a tendência do mercado mundial e brasileiro de se investir em saúde e bem estar, e como a área da construção civil pouco caminhou nessa direção. Além disso, foram apresentados e discutidos os tópicos que compõem os parâmetros técnicos da certificação Selo Casa Saudável.

De acordo com os participantes, o que mais chamou a atenção foi a demonstração, realizada por Alan, de como medidas construtivas que se voltem para a saúde do usuário podem influenciar em casos de depressão, ansiedade, obesidade, e uma série de outras patologias. A questão da iluminação e sua relação com o bem estar e a produtividade dos usuários, o uso quase que generalizado de tubulações que liberam produtos indesejáveis nas águas de consumo humano, bem como a pouca preocupação que o atual paradigma da construção tem com os campos eletromagnéticos dos espaços construídos, e mesmo com a qualidade do ar disponível, foram tópicos que também mereceram a atenção do público presente .

Em ocasião, Alan também discursou sobre a importância de se certificar como ambiente saudável e apresentou as modalidades da certificação Selo Casa Saudável, os tipos de selos possíveis e as suas formas de obtenção.

Interessados em saber mais sobre o assunto "ambientes saudáveis", bem com, informações a respeito das certificações oferecidas pela empresa e como adquiri-las podem acessar o site: www.hbcertificate.com.