- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- tecnoPARQ e sua internacionalização: Programa de Incubação Cruzada Brasil - África...
tecnoPARQ e sua internacionalização: Programa de Incubação Cruzada Brasil - África do Sul
Publicado emtecnoPARQ desenvolve mais de dez startups sul-africanas em Programa de Incubação Cruzada Brasil - África do Sul
A Incubadora do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) foi um dos dois únicos mecanismos brasileiros selecionados para o Programa de Incubação Cruzada Virtual de startups Brasil - África do Sul. Em novembro, nós recebemos virtualmente onze startups selecionadas, sendo elas:
- Agrishelves Marketplace
- Biotikum
- Bind Biotech
- Figtory Smart Facilities
- Forsilvitech
- Iraka Biotech
- Kgarose Kgaros
- Khepri Innovations
- Nosetsa
- Summer Trading 87 T.A. Setsong Tea Crafters
- The Golden Goose Catering and Cake Decorating
Segundo o edital do programa, ele se tratou de “uma imersão de startups brasileiras no ecossistema de inovação sul-africano e na imersão de startups sul-africanas no ecossistema de inovação brasileiro”. O objetivo principal foi apoiar agritechs brasileiras e sul-africanas em suas jornadas rumo à internacionalização de seus negócios.
Esta ação é resultado da parceria entre a Embaixada do Brasil na África do Sul, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Departamento de Ciência e Inovação da África do Sul (DSI) e a Agência de Inovação Tecnológica da África do Sul (TIA), com o apoio do Programa de Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Além destas parcerias, a operacionalização do programa ainda contou com a participação do tecnoPARQ, do Teccampos, da Agência de Inovação Tecnológica (do inglês Technology Innovation Agency, TIA), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) e do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI).
Dentro da programação construída, o tecnoPARQ permitiu que os empreendedores sul-africanos tivessem contato com grandes autoridades e nomes de destaque, tais como:
- o Embaixador do Brasil na África do Sul, senhor Sérgio França Danese;
- o Embaixador da África do Sul no Brasil, senhor Vusumuzi Wellington Mavimbela;
- o Executivo de BioEconomy da TIA, Dr. Vuyisile Phehane;
- a Diretora de Cooperação Bilateral no Exterior da DSI, senhora Punkah Mdaka;
- o Superintendente de Inovação Tecnológica da SEDE, senhor Pedro Emboava Vaz;
- a Analista de Inovação do Sebrae, senhora Cristina Mieko;
- o Diretor Internacional da Anprotec, senhor Rodrigo Mendes;
- a Diretora Executiva do tecnoPARQ, Presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI) e professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), senhora Adriana Ferreria de Faria; e
- o Presidente da Teccampos, senhor Henrique Da Hora.
Segundo a professora Adriana, esta foi uma das maiores ações referentes à internacionalização que o tecnoPARQ já realizou. Foram quase 40 horas de conteúdo que a nossa equipe forneceu às startups sul-africanas apoiadas, em uma agenda composta por uma imersão virtual no nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação. Além da imersão, ainda foram oferecidas às empresas selecionadas sessões preparatórias sobre acesso a mercado, capacitações técnicas, seminários sobre o ecossistema de inovação, mentorias, treinamento de pitch, acesso a investidores locais, business matchmaking e networking qualificado
O programa, finalizado no dia 19 de novembro, é a materialização dos esforços do tecnoPARQ para a internacionalização de sua atuação e os resultados alcançados junto aos parceiros e às startups trata-se de um reconhecimento do trabalho da Incubadora no apoio no desenvolvimento de negócios inovadores a nível mundial.