tecnoPARQ e sua internacionalização: Programa de Incubação Cruzada Brasil - África do Sul

Publicado em

tecnoPARQ desenvolve mais de dez startups sul-africanas em Programa de Incubação Cruzada Brasil - África do Sul

 

A Incubadora do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) foi um dos dois únicos mecanismos brasileiros selecionados para o Programa de Incubação Cruzada Virtual de startups Brasil - África do Sul. Em novembro, nós recebemos virtualmente onze startups selecionadas, sendo elas:

  1. Agrishelves Marketplace
  2. Biotikum
  3. Bind Biotech
  4. Figtory Smart Facilities
  5. Forsilvitech
  6. Iraka Biotech
  7. Kgarose Kgaros
  8. Khepri Innovations
  9. Nosetsa
  10. Summer Trading 87 T.A. Setsong Tea Crafters
  11. The Golden Goose Catering and Cake Decorating

 

Segundo o edital do programa, ele se tratou de “uma imersão de startups brasileiras no ecossistema de inovação sul-africano e na imersão de startups sul-africanas no ecossistema de inovação brasileiro”. O objetivo principal foi apoiar agritechs brasileiras e sul-africanas em suas jornadas rumo à internacionalização de seus negócios.

 

Esta ação é resultado da parceria entre a Embaixada do Brasil na África do Sul, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Departamento de Ciência e Inovação da África do Sul (DSI) e a Agência de Inovação Tecnológica da África do Sul (TIA), com o apoio do Programa de Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Além destas parcerias, a operacionalização do programa ainda contou com a participação do tecnoPARQ, do Teccampos, da Agência de Inovação Tecnológica (do inglês Technology Innovation Agency, TIA), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) e do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI).

 

Dentro da programação construída, o tecnoPARQ permitiu que os empreendedores sul-africanos tivessem contato com grandes autoridades e nomes de destaque, tais como:

  • o Embaixador do Brasil na África do Sul, senhor Sérgio França Danese;
  • o Embaixador da África do Sul no Brasil, senhor Vusumuzi Wellington Mavimbela;
  • o Executivo de BioEconomy da TIA, Dr. Vuyisile Phehane;
  • a Diretora de Cooperação Bilateral no Exterior da DSI, senhora Punkah Mdaka;
  • o Superintendente de Inovação Tecnológica da SEDE, senhor Pedro Emboava Vaz;
  • a Analista de Inovação do Sebrae, senhora Cristina Mieko;
  • o Diretor Internacional da Anprotec, senhor Rodrigo Mendes;
  • a Diretora Executiva do tecnoPARQ, Presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI) e professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), senhora Adriana Ferreria de Faria; e
  • o Presidente da Teccampos, senhor Henrique Da Hora.

 

Segundo a professora Adriana, esta foi uma das maiores ações referentes à internacionalização que o tecnoPARQ já realizou. Foram quase 40 horas de conteúdo que a nossa equipe forneceu às startups sul-africanas apoiadas, em uma agenda composta por uma imersão virtual no nosso ecossistema de empreendedorismo e inovação. Além da imersão, ainda foram oferecidas às empresas selecionadas sessões preparatórias sobre acesso a mercado, capacitações técnicas, seminários sobre o ecossistema de inovação, mentorias, treinamento de pitch, acesso a investidores locais, business matchmaking e networking qualificado

 

O programa, finalizado no dia 19 de novembro, é a materialização dos esforços do tecnoPARQ para a internacionalização de sua atuação e os resultados alcançados junto aos parceiros e às startups trata-se de um reconhecimento do trabalho da Incubadora no apoio no desenvolvimento de negócios inovadores a nível mundial.