Equipe do tecnoPARQ participa da Caravana 4.0 do Ideas For Milk da Embrapa

Publicado em

A Caravana 4.0, série de eventos de mobilização que compõe o Ideas for Milk, esteve no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa na última segunda-feira, 16 de setembro. O evento trouxe pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite para conversar sobre a cadeia produtiva do leite, a revolução digital no agronegócio e o mercado agtech. A supervisora do Núcleo de Transferência, Treinamento e Capacitação em Pecuária de Leite da Embrapa Gado de Leite, Rosangela Zoccal, realizou uma palestra de sensibilização sobre a importância de transformamos criatividade em inovação, com ênfase na produção de leite. Segundo ela, “o Brasil precisa expandir sua exportação de leite e para que isso aconteça, precisamos que grandes ideias sejam convertidas em inovação”.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, em busca de produtos de melhor qualidade, com preços acessíveis, pensando tanto na sua saúde quanto na saúde do animal. Por isso, a sustentabilidade e a inovação têm que caminhar juntas. De acordo com Rosângela, ainda são muitos os desafios enfrentados pela pecuária de leite, com destaque a qualidade na alimentação do animal, a capacitação da mão de obra, produção de leite de qualidade, aumento da produtividade, gestão de atividade e desenvolvimento econômico. Mas, com qualificação empreendedora podemos fomentar a inovação no setor e superar estes desafios.

Na sequência, Sávio Cruz, CEO da Volutech, empresa que ganhou em 2º lugar na classificação dos pitches do Programa de Pré-Incubação do tecnoPARQ, falou sobre sua participação na Vacathon 2018, evento que também faz parte da programação do Ideas for Milk. A empresa foi uma das vencedoras Vacathon daquele ano com uma solução para medir com precisão o volume do leite nos tanques de resfriamento. Um dos destaques da noite foi a multidisciplinaridade da equipe formada pela Volutech. Apesar da solução ter sido voltada para o setor agro, estudantes de diferentes áreas do conhecimento fizeram parte da construção do protótipo apresentado na Vacathon, entre eles estavam um estudante de engenharia agrícola, uma zootecnista, um de engenharia elétrica e um médico veterinário. A Volutech teve sua multidisciplinaridade reconhecida também no nosso Programa de Pré-Incubação. Essa é um dos principais objetivos do Ideas for Milk, formar equipes com diferentes conhecimentos em busca de um único objetivo, formar um ecossistema de inovação para setor leiteiro.

Por fim, Sávio frisou o quanto a Embrapa e o tecnoPARQ impactaram no seu crescimento como empreendedor e no desenvolvimento do seu negócio, e convidou os participantes a conhecer o tecnoPARQ.

 

 

Galeria de Imagens