TECNOPARQ PARTICIPA DE REUNIÃO PARA DEFINIR METAS E AÇÕES DE INCENTIVO AO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE VIÇOSA

Publicado em

A diretoria do tecnoPARQ esteve presente no primeiro Café da Governança de 2022, nome dado ao evento que reúne atores do Ecossistema de Inovação de Viçosa e região. Estavam presentes na reunião do dia 04 de fevereiro a Diretora Executiva do tecnoPARQ, Adriana Faria, acompanhada da Coordenadora Jucélia Lopes, além de diversos líderes de empreendimentos locais.

            O propósito principal do Café da Governança é estabelecer ações e metas a serem executadas em 2022 com o objetivo de estimular o amadurecimento e o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação de Viçosa, envolvendo no planejamento o tecnoPARQ, as empresas de base tecnológica, empreendedores, a UFV, e a Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV).     Tanto o poder público, o tecnoPARQ e as pessoas diretamente ligadas aos empreendimentos do Ecossistema de Inovação são de extrema importância para a geração de valor e criação de oportunidades especialmente dentro do Município.    

    Também foi discutido em reunião o reconhecimento dos Arranjos Produtivos Locais de Viçosa, sendo um de tecnologias de informação (APL TI) e um de biotecnologias (BIOTEC), sendo este com sua governança realizada pelo tecnoPARQ. O desenvolvimento desses APLs influencia positivamente em diversas áreas, gerando emprego, riqueza, retornos na forma de impostos e inovação tecnológica, pontos trabalhados diariamente pelas empresas vinculadas ao tecnoPARQ.

O levantamento recente sobre a quantidade de empreendimentos de base tecnológica em Viçosa mostra que das cerca de 100 empresas desta natureza, mais da metade são vinculadas ao tecnoPARQ. Nesse sentido, o tecnoPARQ atua não apenas como representante mas também como a ponte que pode unir as empresas de base tecnológica umas às outras, além  de inserir no mercado novos modelos de negócio e serviços inovadores de qualidade.