tecnoPARQ Participa do Encerramento do Programa Emerge Labs BRF/ Desperdício e Segurança de Alimentos

Publicado em

Na última terça-feira (10/03), o tecnoPARQ esteve presente no evento de encerramento do programa Emerge Labs BRF/ Desperdício e Segurança de Alimentos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a EMERGE, organização voltada para impulsionar a inovação de base científica no país, e o Grupo BRF que representa uma das maiores empresas do setor de alimentos do mundo. O programa busca atender pesquisadores que desejam agregar valor à sociedade por meio da transferência de sua pesquisa ou tecnologia para o mercado.

 

O Emerge Labs/ BRF tem como objetivo evidenciar soluções para problemas globais das áreas de  Desperdício e Segurança de Alimentos e possibilitar que pesquisadores obtenham uma formação empreendedora voltada para a modelagem de novos negócios de base científica, sua inserção no mercado e alavancagem do valor de mercado da tecnologia. As etapas do programa abrangem abertura de um edital, a seleção das propostas mais alinhadas e a realização de treinamentos e mentorias com os pesquisadores selecionados.

 

O programa recebeu 125 inscrições e foram selecionadas dezesseis propostas, das quais três eram de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Como representantes da UFV participaram os pesquisadores Andréa de Oliveira Barros Ribon do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular com projeto intitulado "Nanobiotecnologia para desenvolver métodos de detecção de resíduos de drogas veterinárias em alimentos e efluentes"; Katialaine Corrêa de Araújo, estudante de Pós Doutorado e  Hilário Mantovani, do Departamento de Microbiologia com o projeto “Aditivo para ração que visa modular a microbiota intestinal e melhorar os parâmetros de sanidade e produtividade animal” e Maria Aparecida Scatamburlo Moreira do Departamento de Veterinária e Marcelo Henrique dos Santos do Departamento de Química com o projeto intitulado de “Uso de benzofenona, um composto orgânico sintético, como aditivo melhorador de desempenho em aves”.

 

O Emerge Labs/BRF teve a duração de oito semanas e é foi composto por V Módulos onde os participantes tiveram a oportunidade de receber treinamentos e mentorias para que pudessem compreender melhor o perfil de seu cliente, mercado de atuação e aspectos regulatórios, modelar a sua solução, realizar projeções futuras, desenvolver melhores estratégias de transferência de tecnologia, avaliar possibilidades de inserção na cadeia da BRF e elaborar a sua apresentação de pitch. Ao final destas etapas  foi realizado um evento encerramento para a apresentação dos projetos participantes, seu processo de desenvolvimento e objetivos junto a BRF.

 

O encerramento do Emerge Labs aconteceu em São Paulo, no Auditório Armando Nogueira e contou com a realização de um Showcase para recepção de todos os integrantes das equipes selecionadas, além de investidores e acadêmicos. Representando a UFV, as pesquisadoras Andréa de Oliveira Barros Ribon , Katialaine Corrêa de Araújo e Maria Aparecida Scatamburlo More subiram ao palco para uma apresentação de um pitch de seu projeto. Como representante do tecnoPARQ esteve presente no evento a Coordenadora da Incubadora, Francylara Miranda Castro e representando a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual, Flávia Alves que atua no setor de Gestão de Projetos. 

 

A partir do programa a expectativa é de que possam surgir novos empreendimentos, parcerias para realização de testes da tecnologia e até mesmo acordos de cooperação técnica.

 

Para saber mais sobre o programa clique aqui!

 

Galeria de Imagens