tecnoPARQ potencializa interação entre os campi da UFV

Publicado em

Cada vez mais, observamos um movimento, dentro das Instituições de Ensino Superior brasileiras, de aproximação com o empreendedorismo e com a inovação. A Universidade Federal de Viçosa – UFV, por meio do seu Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), é um grande exemplo disso, estando entre as 10 Universidades mais Empreendedoras do Brasil.

 

O tecnoPARQ é um ambiente de inovação que, dentre outras coisas, fortalece a cultura empreendedora e o desenvolvimento de novos negócios dentro da Instituição. Nesse sentido, as ações voltadas para o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação não podem se restringir apenas à Viçosa, considerando que a UFV é multicampi.

 

A Diretora Executiva do tecnoPARQ, professora Adriana Ferreira, trata esta questão com muita prioridade e seriedade, conduzindo, atualmente, uma estratégia para potencializar a interação entre os campi Florestal, Rio Paranaíba e Viçosa. 

 

No campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP) está sendo criado formalmente o Centro de Inovação de Tecnologia do Alto Paranaíba, também conhecido como Inovalto, tem como missão viabilizar a criação e o desenvolvimento de novas empresas e novos negócios de base tecnológica, promovendo a difusão da cultura empreendedora e das tecnologias inovadoras oriundas da comunidade acadêmica, contribuindo assim para o desenvolvimento social local. Atualmente, a Inovalto conta com uma equipe formada por professores e alunos empenhados em realizar programas de aceleração e eventos ligados ao tema do empreendedorismo e inovação. Neste mês de abril  será inaugurado o seu podcast, onde será abordada a temática de forma leve e acessível a todos que se interessem pela temática.

 

Já no campus Florestal (UFV - CAF), de forma análoga, está sendo formalmente criado o Centro de Empreendedorismo e Inovação (C.E.I), da Universidade Federal de Viçosa, que busca promover e fomentar a cultura do empreendedorismo e inovação. O CEI atua no desenvolvimento tecnológico entre as indústrias e as universidades, tratando-se de um espaço que almeja oferecer oportunidades para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento do setor produtivo, fazendo assim parte de um movimento que busca estabelecer a cultura e a inovação. Ele ainda promove anualmente o principal evento da cidade, Próximos Passos, que nesta 4ª edição trabalhará o tema "Inovação em ação: Liderar em ambientes empreendedores!".  A ideia é que o C.E.I seja um ambiente de inovação que promova a criação e o desenvolvimento de negócios na região do Alto Paranaíba.

 

Para otimizar essa interação, ambas instituições possuem bolsistas integrados às atividades do tecnoPARQ, de forma remota, com a finalidade de desenvolver o aprendizado conjunto e de construir conjuntamente uma agenda de eventos e programas. Vinculados ao projeto de pesquisa intitulado “Consolidação do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) como vetor de indução de inovação tecnológica e desenvolvimento econômico e social”, os bolsistas de Rio Paranaíba e Florestal tem como objetivo principal promover rodadas do tecnoPARQ Acelera nos respectivos campi.

 

Como bolsista da Inovalto, a equipe conta com o engenheiro civil Samuel Almeida Dutra Júnior, e atuando no CEI, a administradora Thaís Aparecida Silva. A interação dos dois com toda a equipe do tecnoPARQ tem sido engrandecedora para todos nós!