- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- tecnoPARQ promove lançamento do Programa de Aceleração Cruzada com parceiros poloneses
tecnoPARQ promove lançamento do Programa de Aceleração Cruzada com parceiros poloneses
Publicado emO tecnoPARQ (Parque Tecnológico de Viçosa) juntamente com os parceiros poloneses, Katowice Special Economic Zone (KSSE), Spin-Us wholly-owned subsidiary of the University of Silesia, Invento Polish Venture Capital, desenvolveu o BraSilesia - Programa de Aceleração Cruzada Brasil-Polônia. O BraSilesia ainda conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
O BraSilesia tem por objetivo prover um programa de aceleração a startups e micro e pequenas empresas, do Brasil e da Polônia, que por meio de metodologia, ferramentas, mentorias e consultorias possa auxiliar os empreendedores que desejem explorar novos mercados internacionais. O BraSilesia faz parte da estratégia de atração de novas empresas para o ambiente do tecnoPARQ, no âmbito do seu Programa de Soft Landing. Vale destacar que o tecnoPARQ é um Soft Landing Hub certificado junto à Enrich in Brazil (European Network if Research and Innovation Centres and Hubs).
O lançamento oficial do BraSilesia aconteceu no dia 20 de julho, com o 1º Webinar “Construindo as pontes entre o ecossistema inovador polonês e brasileiro”. O evento contou com a prestigiosa participação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Embaixada do Brasil em Varsóvia, dentre outros importantes agentes do sistema polonês. Participaram da cerimônia de abertura, as seguintes autoridades:
- Senhor Paulo César Rezende De Carvalho Alvim, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI);
- Senhor Grzegorz Piechowiak, Ministro Polonês de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Tecnologia;
- Senhor Pavveł Jabłoński, Subsecretário de Estado para Cooperação Econômica e de Desenvolvimento, África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores da Polônia;
- Senhor Janusz Michalek, Presidente da Zona Econômica Especial da Katowice;
- Senhor Ryszard Koziołek, Reitor da Universidade da Silésia; e
- Senhor Francisco Murilo Zerbini Júnior, Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, representando o Reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Prof. Demetrius David da Silva.
Após a abertura, o evento seguiu com uma série de palestras sobre as possibilidades de cooperação e desenvolvimento de startups brasileiras e polonesas com o BraSilesia. Compondo a programação, estavam presentes:
- Ivan Pinto, representando Gerente de Inteligência de Mercado do INDI;
- Agnieszka Szweda, representando a Agência Polonesa de Investimento e Comércio;
- Pedro Emboava Vaz, Superintendente de Inovação Tecnológica da SEDE;
- Robert Bieleń (Invento), Katarzyna Papieź-PaweIczak (Spinus) e Mateusz Rzeszowski (KSSE), representando os parceiros poloneses do Programa de Aceleração BraSilesia;
- Adriana Faria, Diretora Executiva do tecnoPARQ; e
- Nelson Linhares, Chefe do setor de C, T & I da Embaixada do Brasil em Varsóvia.
Maiores informações sobre o BraSilesia: brasilesia.com