tecnoPARQ realiza primeira reunião com as empresas do APL de Biotecnologia de Viçosa

Publicado em
Reunião das empresas de biotecnologia contou com o reconhecimento do APL

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Biotecnologia de Viçosa-MG foi reconhecido e classificado pelo seu grau de maturidade, mediante ação do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE). Esta é uma conquista do ecossistema de inovação de Viçosa, que em termos práticos significa mais oportunidades para fortalecer o setor, e consequentemente, gerar mais negócios para as empresas. 
Neste sentido, visando a consolidação do Arranjo, na última sexta-feira, dia 24 de março o tecnoPARQ reuniu com as empresas de biotecnologia para iniciar o processo de planejamento estratégico. O encontro ocorreu de forma presencial, no tecnoPARQ, e contou com a participação de várias empresas do setor, que se mostraram muito interessadas e dispostas a contribuir para o desenvolvimento de ações que agreguem valor aos seus negócios e impulsionem a economia regional. 
O reconhecimento do APL de Biotecnologia de Viçosa potencializa a captação de recursos por meio de editais de fomentos, além disso, facilita o acesso a linhas de financiamentos como também cria as condições necessárias para que o Governo possa aportar recursos em ações estratégicas para a cadeia produtiva do setor de biotecnologia.
No âmbito desse setor, a biotecnologia é um campo de estudo que utiliza processos biológicos e técnicas de engenharia para desenvolver novos produtos e processos para diversas áreas, como a medicina, agricultura, meio ambiente e indústria. Essa área de conhecimento se baseia em um profundo entendimento dos processos biológicos e utiliza ferramentas e técnicas avançadas, como a manipulação genética, a bioinformática e a biologia molecular, para criar soluções para problemas que enfrentamos em diversas áreas da vida.
Este foi o primeiro, de muitos encontros que serão realizados com as empresas de biotecnologia para fomentar a atividade produtiva deste setor.
Quer saber mais ou fazer parte desta iniciativa, entre em contato pelo e-mail: innovationlink@ufv.br