ga(\'set\', \'userId\', {{USER_ID}}); // Defina o ID de usuário usando o user_id conectado.

Terceira Missão Institucional - Universidade Autónoma Gabriel René Moreno, Bolívia

Publicado em
O objetivo da missão é disseminar conhecimento e fortalecer a cultura do empreendedorismo

Representantes da Universidade Federal do Espírito Santo, Professores Fabrício Gomes Gonçalves e Marcos Vinicius Wincker Caldeira, em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa, representada pelos Professores Afonso de Paula dos Santos e Odilon Gomes Pereira, e pela gestora de relações internacionais e coordenadora do Innovation Link do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa-CENTEV, Flávia Gonçalves Carneiro, estiveram no período de 21 a 25 de junho de 2016 em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, para a terceira missão institucional na Universidade Autónoma Gabriel René Moreno (UAGRM) no âmbito do projeto “Transferência em Ciência e Engenharia para o Fortalecimento Institucional de Pesquisa Científica e Académica Universitária e Impulso para a Promoção de Empreendimentos de Base Tecnológica”, aprovado e financiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Além do Brasil, representados pela UFES e UFV, e da Bolívia pela UAGRM, o projeto conta com a participação das Universidades da Costa Rica (Tecnológico de Costa Rica) e da Universidad Autonoma del Estado de México.

Destaca-se como atividades dessa terceira missão da Comitiva-UFV as seguintes palestras: “Presentación de la Carrera Ingeniería em Agrimensura y Cartografía de la Universidade Federal de Viçosa”, “Empresas Juniores da UFV", "Innovation Link" e "Prácticas de Ensilaje y Calidade de Ensilage".

Durante este período, a comitiva se desdobrou em palestras e workshops. O objetivo da missão é disseminar conhecimento e fortalecer a cultura do empreendedorismo.
Diante do sucesso do movimento de Empresas Juniores na UFV, a UAGRM quer se espelhar no que acontece de bom aqui e capacitar seus estudantes para que eles possam fazer o mesmo.

Já o Innovation Link, que é uma plataforma que auxilia a gerir a interface entre a UFV, a indústria, o governo e outras organizações de pesquisa por meio da transferência de tecnologia; transferência de conhecimento; suporte à pesquisa; pesquisa colaborativa; testes de tecnologia; consultorias e assessorias, é um modelo inspirador para fomentar a pesquisa e gerar uma maior produção acadêmica dos professores para introduzir a interação com as empresas – ainda uma novidade para os bolivianos.

O professor Afonso de Paula dos Santos, da Engenharia de Agrimensura, ministrou as palestras sobre “Cartografia Digital” e “Sistema LiDAR” com objetivo de apresentar aos estudantes e professores do curso de Engenharia de Agrimensura da UAGRM esta tecnologia de mapeamento e as linhas de pesquisas realizadas na UFV.

O professor Odilon Gomes Pereira, do departamento de Zootecnia, falou sobre “Prática e Qualidade de Silagem”.

Durante a missão, discutiu-se a realização de intercâmbio e estágios entre estudantes do curso. Também foi apresentado o curso de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Eng.Civil/Informações Espaciais da UFV, já que os professores da UAGRM têm interesse em realizá-lo. Também foi discutida a possibilidade de se criar, na UAGRM, um curso de pós-graduação onde os professores da UFV poderiam participar ministrando disciplinas.

Para concluir a missão, a delegação boliviana estará no Brasil entre os dias 18 a 21 de julho para fazer cursos de capacitação em gestão e novas ferramentas para a estruturação de seu Centro Tecnológico.

Galeria de Imagens