UFV é selecionada pela Endeavor para continuar a oferecer o Bota pra Fazer

A Endeavor, que é mais importante organização de empreendedorismo de alto impacto do mundo, concedeu à UFV a renovação do licenciamento do programa de empreendedorismo Bota Pra Fazer, por meio de uma parceria feita com o SEBRAE Nacional. O programa continuará a ser oferecido na UFV nos anos de 2016 e 2017, sendo coordenado pelo CenTev, com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino, Ceempre e Impetu.

A UFV faz parte de um grupo de dez Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas pela Endeavor, em todo o Brasil, para aplicar o programa, que compreende a disponibilização de uma plataforma online de videoaulas e conteúdo de empreendedorismo para alunos de graduação e pós-graduação; e colaboradores vinculados à UFV. Também faz parte da parceria a formação de mais 20 facilitadores, que podem ser docentes, técnicos administrativos ou outros membros que tenham vínculo com a UFV. O papel do facilitador é contribuir diretamente para o desenvolvimento do programa, agindo como multiplicadores da cultura empreendedora, e orientações acerca do programa para os profissionais envolvidos com sua aplicação. Em breve será lançada uma chamada para seleção destes facilitadores.

O objetivo do programa Bota pra Fazer é disseminar a cultura empreendedora nas Universidades e formar empreendedores que queiram colocar em prática ideias de negócio. Para isso, o Bota Pra Fazer é dividido em duas etapas principais e o aluno recebe tutoria ao longo de todo o curso.

Mas como funciona?

É assim, na primeira etapa do programa, Aprendendo a Empreender, será apresentado ao aluno o que é uma carreira empreendedora e será dada a oportunidade de ampliar seu autoconhecimento em relação às características empreendedoras.Já a segunda etapa, Fazendo Acontecer, que tem como público-alvo os alunos concluintes da primeira, visa orientar o aluno quanto à verificação da viabilidade da ideia de negócio, bem como o desenvolvimento da mesma. Ambas etapas serão oferecidas nas modalidades 100% online e semipresencial, sendo que esta última será subdividida em três módulos distintos e complementares.

O programa poderá ser feito tanto na modalidade online quanto semipresencial, conforme a escolha do aluno. Cada etapa ou módulo da modalidade semipresencial contará com um workshop para interação e troca de experiências entre os alunos e orientação quanto ao conteúdo aprendido na plataforma, através de atividades práticas, dada por facilitadores capacitados pela Endeavor.

O fato de a UFV ter apresentado resultados satisfatórios no primeiro ano de aplicação do programa culminou na renovação deste convênio para oferta do Bota Pra Fazer, sendo uma conquista de todo o esforço dos envolvidos no desenvolvimento do programa ao longo do ano de 2015.