- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- UFV está entre as 10 universidades mais empreendedoras do Brasil
UFV está entre as 10 universidades mais empreendedoras do Brasil
Publicado emA UFV está novamente entre as 10 universidades mais empreendedoras do Brasil. O ranking, em que a Universidade obteve a nona colocação, foi divulgado nesta terça-feira (22), em sessão solene, na Câmara dos Deputados, em Brasília, pela Brasil Júnior – Confederação Nacional de Empresas Juniores. Foram coletadas informações e analisadas 123 universidades das 27 unidades federativas do país e ouvidos mais de 15 mil estudantes.
O ranking é um estudo que enumera as universidades mais empreendedoras a partir de seis critérios de avaliação: cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro. Dentre eles, vale destacar a infraestrutura e a internacionalização em que a UFV conquistou o 4º e 7º lugares, respectivamente.
A avaliação reforça o papel da Universidade como um dos principais polos do empreendedorismo júnior, contando com 42 empresas juniores (EJs). Além de abrigar o maior núcleo de EJs de Minas Gerais, a Central Estudantil de Empresas Juniores (Ceempre), a UFV conquistou ainda mais um reconhecimento em 2019: tornou-se uma IES Júnior. Esse título é dado apenas quando 25% dos cursos oferecidos possuem empresas juniores confederadas, ou seja, federadas à instância representativa estadual e nacional.
De acordo com a diretora presidente da Ceempre, Yaankha Bharbara, esses dados mostram a força que o Movimento Empresa Júnior (MEJ) tem na UFV, buscando impactar as pessoas por meio do empreendedorismo e contribuir na formação profissional de milhares de estudantes.
Na foto acima, da esq. à dir., estão: o secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior; o reitor da UFV, Demetrius David da Silva; o deputado federal Tiago Mitraud, e a diretora-presidente da Ceempre, Yaankha Bharbara.
Fonte: https://www.ufv.br/