- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- UFV tem três pesquisas aprovadas no Programa EMERGE Labs BRF
UFV tem três pesquisas aprovadas no Programa EMERGE Labs BRF
Publicado emO Parque Tecnológico de Viçosa – tecnoPARQ apoiou e organizou o Workshop de apresentação do Programa EMERGE Labs BRF: “DESPERDÍCIO E SEGURANÇA DE ALIMENTOS”, que ocorreu no dia 2 de dezembro no tecnoPARQ. O programa é resultado de uma pareceria entre a EMERGE (organização que promove ciência empreendedora no Brasil) e a BRF; e tem como objetivo prospectar tecnologias na temática do programa, que estejam sendo desenvolvidas por universidades brasileiras e tenham potencial de mercado.
O evento, contou com uma rodada de visitas aos laboratórios da UFV e resultou na apresentação de Propostas de Projetos Tecnológicos por parte de pesquisadores da UFV. O programa EMERGE Labs BRF selecionou 16 entre 86 tecnologias inscritas, sendo três destas tecnologias desenvolvidas na UFV. Este mês, durante o último fim de semana (18 e 19 de janeiro), foi realizado em São Paulo os primeiros módulos do programa, no qual o tecnoPARQ viabilizou o transporte dos selecionados até os aeroportos de Belo Horizonte, onde embarcariam para São Paulo, tendo as passagens aéreas custeadas pelo programa.
À frente das pesquisas selecionadas estão: Andréa de Oliveira Barros Ribon e Tiago Antônio de Oliveira Mendes, professores do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular com pesquisa voltada para o desenvolvimento de um método de detecção de antibióticos; Maria Aparecida Scatamburlo Moreira, professora do Departamento de Veterinária com pesquisa na linha de Biotecnologia, Diagnóstico e Controle de Doenças dos Animais; Leandro Licursi de Oliveira, professor do Departamento de Biologia Geral com pesquisas na linha de Identificação e caracterização de novas lectinas, Glicobiologia de venenos, Microencapsulamento de IgY para uso veterinário, Prospecção de biomoléculas com atividade antimicrobiana e antiparasitária, Imunoterapia para doença de Chagas experimental, Interação proteína-carboidrato e proteína-proteína em infecções por patógenos intracelulares; e Katialaine Corrêa de Araújo, estudante de Pós Doutorado, com pesquisa na área de Resistência genética a antibióticos, Ruminantes e Trato Gastrointestinal Humano.
Em depoimento, a Professora Andréa Ribon fala sobre a experiência que tem tido com o programa e comenta as próximas fases:
"Foi a primeira vez que participei de um evento como o promovido pela EmergeLabs. Sai um pouco da minha zona de conforto, pois enquanto professora não estou muito acostumada em pensar sobre o relacionamento ciência-indústria, um dos pontos discutidos no decorrer dos dois dias do encontro. Nas próximas sete semanas, passaremos por uma mentoria com técnicos da BRF para modelar e refinar a tecnologia de modo que ela esteja pronta para ser apresentada ao mercado."
Os participantes passarão por treinamentos para o desenvolvimento de competências empreendedoras específicas para projetos de base científica, entendimento da propriedade intelectual, processos regulatórios e transferência de tecnologia. Nos dias 7, 8 e 10 de março as equipes retornarão a São Paulo, quando suas tecnologias serão apresentas como showcase para a equipe administrativa da BRF.
Galeria de Imagens




