Empresa pré-incubada do tecnoPARQ ganha Desafio de Startups 2019

Publicado em
Foto: Leticya Bernadete

Equipamento vencedor fornece medições de volume e temperatura do leite em tanques de armazenamento.

Uma ferramenta para monitoramento de tanques de armazenamento de leite, capaz de fornecer parâmetros do seu funcionamento. Esta foi a ideia campeã do Desafio de Startups 2019, na quarta edição do Ideas for Milk, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite. A final da competição aconteceu nesta sexta-feira (22) em São Paulo (SP). Dois projetos de Juiz de Fora para segmentos da cadeia produtiva do leite ficaram entre os oito finalistas.

O projeto vencedor, Volutech, foi desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pode ser utilizado para detectar abertura da tampa e nivelamento do reservatório, além de fornecer medições de volume e da temperatura do leite em seu interior. Por meio de um aplicativo, o produtor recebe alertas em casos de alterações incomuns no tanque. De acordo com o estudante de medicina veterinária da UFV e um dos idealizadores do equipamento, Sávio Filho, a ferramenta vem como substituta às réguas, comumente utilizadas por produtores, porém, propensas a erros. “A Volutech vem para agregar qualidade ao leite, para que ele mantenha suas características nutricionais e funcionais, e ainda assegurar segurança para toda a cadeia, uma vez que conseguimos acabar com o erro da régua no momento de aferição do volume de leite e uma série de outros fatores que estão intrínsecos a cadeia do leite”, explica.

A equipe campeã havia participado do Vacathon 2018, uma maratona de programação idealizada pela Embrapa em Juiz de Fora, e tinha o Ideas for Milk como próximo objetivo. “Ao longo desse ano de trabalho, nós nos preparamos especificamente para esse evento, fomos aprimorando o nosso produto e agora já temos um equipamento bem formado e robusto”, explica Sávio. “É uma satisfação que me faltam palavras para descrever o que é estar aqui em São Paulo e ter recebido o prêmio de campeão. É uma sensação de dever cumprido”. Além de Sávio, a equipe é composta pela professora de produção e nutrição de bovinos leiteiros, Polyana Rotta, pelo engenheiro mecânico Vitor Fernandes, pelo engenheiro eletricista Lucas Sanders, pelo estudante de agronomia Gustavo Estrada, e pelo graduando em sistemas de informação Diogo Pereira.

O segundo lugar da competição ficou para o Bionexus, sistema de gestão da qualidade do leite, enquanto o projeto CriaTech Integrado, plataforma de monitoramento da cria de bezerras, levou a terceira colocação.

‘Crescimento substancial’

Em sua quarta edição, o Ideas for Milk tem apresentado “um crescimento substancial”, de acordo com o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins. “Nós saímos de, por exemplo, três estados envolvidos no Brasil para 11 estados. Estamos tendo uma participação cada vez mais intensa de empresas. Nesse evento, temos 146 empresas que estão acompanhando. É o primeiro e único ecossistema do agronegócio brasileiro voltado para inovação, com uma perspectiva de crescer cada vez mais e fazer com que o Brasil lidere no âmbito do leite o processo de transformação digital.”

Conforme destaca Paulo do Carmo, a intenção do Ideas for Milk é unir jovens pesquisadores aos produtores e indústrias, vinculados ao setor lácteo. “Existem jovens com soluções incríveis que podem impactar essa cadeia, fazendo com que haja uma redução de custos e uma melhoria de qualidade do produto oferecido. É uma cadeia muito ampla, com o faturamento de R$ 86 bilhões. Nós precisamos ser cada vez mais competitivos, e o Ideas for Milk cumpre essa missão: coloca jovens em contato com os empreendedores.”

Fonte:https://tribunademinas.com.br/