UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA NO PÓDIO DAS UNIVERSIDADES MAIS EMPREENDEDORAS DO BRASIL

Publicado em

O Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras (RUE) concluiu que a Universidade Federal de Viçosa (UFV) é a terceira colocada entre as 126 ranqueadas em 2021. Realizado pela Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a quarta edição do ranking teve o ciclo deste ano finalizado ao anunciar as campeãs em uma sessão não deliberativa solene em homenagem à quarta edição do ranking. Nas dimensões Cultura Empreendedora, Extensão e Infra Estrutura a UFV ficou na segunda colocação em todas, contribuindo para a posição de destaque positivo no ranking geral.

 

A sessão ocorreu nesta quinta-feira (08) no Plenário Ulysses Guimarães, no Distrito Federal, e foi presidida pelo Deputado Felipe Rigoni (PSB - ES). Nela foram anunciadas as universidades que se destacaram nesse cenário. A UFV ficou no terceiro lugar geral, e também se destacou entre as dimensões propostas pelo projeto para definirem as características da universidade empreendedora. 

 

A postura empreendedora é de extrema importância no desenvolvimento e inovação tecnológica em qualquer ambiente. Considerando a UFV, a disseminação da mentalidade empreendedora vem em grande parte das ações do Movimento Empresa Júnior (MEJ). Desde 1998, a UFV possui a Central de Empresas Juniores (CEMP), unidade vinculada ao tecnoPARQ, que visa garantir às 45 Empresas Juniores (EJ’s) da Instituição condições de oferecer à sociedade serviços com excelência, tal como a própria Universidade o faz.

 

Em uma breve fala antes de dar lugar aos convidados da cerimônia, o Dep. Rigoni reafirmou que “A missão do MEJ é formar através da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil (...) Nós, há muitos anos, fazemos mais e melhores projetos, para melhorar seus ambientes e também disseminar a cultura empreendedora por todos os lugares.”

 

 

O RUE é um ranking que classifica as universidades brasileiras de acordo com suas performances dentro do ecossistema de empreendedorismo. Em sua metodologia, o projeto considera como postura empreendedora a proatividade para resolver problemas, performances em ambientes de risco e aproveitamento de oportunidades.