- Home
- /
- Sala de Imprensa
- /
- Notícias
- /
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA NO PÓDIO DAS UNIVERSIDADES MAIS EMPREENDEDORAS DO...
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA NO PÓDIO DAS UNIVERSIDADES MAIS EMPREENDEDORAS DO BRASIL
Publicado emO Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras (RUE) concluiu que a Universidade Federal de Viçosa (UFV) é a terceira colocada entre as 126 ranqueadas em 2021. Realizado pela Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a quarta edição do ranking teve o ciclo deste ano finalizado ao anunciar as campeãs em uma sessão não deliberativa solene em homenagem à quarta edição do ranking. Nas dimensões Cultura Empreendedora, Extensão e Infra Estrutura a UFV ficou na segunda colocação em todas, contribuindo para a posição de destaque positivo no ranking geral.
A sessão ocorreu nesta quinta-feira (08) no Plenário Ulysses Guimarães, no Distrito Federal, e foi presidida pelo Deputado Felipe Rigoni (PSB - ES). Nela foram anunciadas as universidades que se destacaram nesse cenário. A UFV ficou no terceiro lugar geral, e também se destacou entre as dimensões propostas pelo projeto para definirem as características da universidade empreendedora.
A postura empreendedora é de extrema importância no desenvolvimento e inovação tecnológica em qualquer ambiente. Considerando a UFV, a disseminação da mentalidade empreendedora vem em grande parte das ações do Movimento Empresa Júnior (MEJ). Desde 1998, a UFV possui a Central de Empresas Juniores (CEMP), unidade vinculada ao tecnoPARQ, que visa garantir às 45 Empresas Juniores (EJ’s) da Instituição condições de oferecer à sociedade serviços com excelência, tal como a própria Universidade o faz.
Em uma breve fala antes de dar lugar aos convidados da cerimônia, o Dep. Rigoni reafirmou que “A missão do MEJ é formar através da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil (...) Nós, há muitos anos, fazemos mais e melhores projetos, para melhorar seus ambientes e também disseminar a cultura empreendedora por todos os lugares.”
O RUE é um ranking que classifica as universidades brasileiras de acordo com suas performances dentro do ecossistema de empreendedorismo. Em sua metodologia, o projeto considera como postura empreendedora a proatividade para resolver problemas, performances em ambientes de risco e aproveitamento de oportunidades.