Volutech, startup pré-incubada no tecnoPARQ, foi uma das empresas vencedoras do Vacathon Ideas for Milk de 2018

Publicado em

O sensor para medir com precisão o volume do leite nos tanques de resfriamento, desenvolvido pela equipe da Volutech, startup pré-incubada no tecnoPARQ, foi a 4ª colocada no Vacathon 2018, evento que faz parte da programação do Ideas for Milk, promovido pela Embrapa Gado de Leite.  A solução vencedora teve como proposta medir a temperatura do leite no tanque e enviar o dado para um aplicativo.

O Vacathon reúne 100 estudantes universitários, de todo o país, acampados na principal empresa de pesquisa agropecuária do Brasil durante 5 dias. A programação começa na fazenda, vendo na prática as diferentes áreas de pesquisa da Embrapa ligadas à produção de leite. Depois, empresas líderes do mundo digital apresentam seus pacotes de soluções para o desenvolvimento de softwares, aplicativos, sensores e equipamentos.

 

Ideas for Milk de 2019

Ideas for Milk é uma ação criada em 2016 pela Embrapa Gado de Leite. Segundo o seu chefe-geral, Paulo Martins, “o objetivo é fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e o setor produtivo, capaz não apenas de apresentar soluções, mas de empreender, transformando as soluções em novas startups para a cadeia produtiva do leite”. Segundo levantamento do Agtech Valley, hoje, no Brasil, uma a cada cinco startups do agronegócio estão relacionadas à cadeia do leite.

Na edição deste ano, a Caravana 4.0, série de eventos de mobilização que compõe o Ideas for Milk, chegará à Universidade Federal de Viçosa na segunda-feira, 16 de setembro, às 18h30, no auditório novo do Departamento de Zootecnia, com palestras, dinâmica de inovação, bate-papo e “milk break”. Pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite virão ao campus Viçosa para conversar com professores e estudantes sobre a cadeia produtiva do leite, a revolução digital no agronegócio e o mercado agtech. Além de contribuir para a ampliação do ecossistema de inovação do leite, um dos objetivos da Caravana é motivar o desenvolvimento de propostas de startups voltadas para a solução de problemas da cadeia do leite.