Programa de Internacionalização

O Programa de Internacionalização do tecnoPARQ tem como objetivo torna-lo um ambiente global para negócios, desenvolvimento e cooperação de forma a posicioná-lo como uma instituição geradora e exportadora de inovação e tecnologia. A iniciativa visa criar oportunidades de conexões internacionais para as empresas vinculadas, afim de facilitar o seu acesso ao mercado externo e prospectar e atrair empresas internacionais para o ambiente do tecnoPARQ.

Para alcançar seus objetivos, o programa conta com as seguintes estratégias:

Credenciamento no Programa ENRICH in Brazil' So Landing Hubs (SLHs):

No mês de abril de 2020, o tecnoPARQ recebeu acreditação como Softlanding Hub do ENRICH in Brazil. Por meio do seu credenciamento, o Parque agora pode ampliar a sua possibilidade de atração de empresas da União Europeia que tenham interesse em realizar negócios ou se instalar no país, aumentar a sua visibilidade no mercado europeu, e realizar parcerias internacionais.

A rede ENRICH é uma iniciativa da União Europeia. No Brasil suas atividades são executadas por meio projeto Centro Brasil-Europa para Cooperação em Inovação e Negócios (CEBRABIC). Seu propósito é de criar uma rede visando fortalecer a cooperação Brasil- Europa nas áreas de pesquisa, inovação e negócios por meio do intercâmbio de práticas inovadoras.

Associação a International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP)

O tecnoPARQ é um membro da International Association of Science Parks and Areas of Innovation. Trata-se de uma rede global de parques científicos e áreas de inovação quem tem como missão impulsionar o crescimento, a internacionalização e a eficácia de seus membros em todo o mundo.

Participação em programas de softlanding

A Incubadora está participando do Programa Agritech Brasi-lÍndia de Incubação Cruzada 2019-2020, realizado pela Anprotec, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela Embaixada do Brasil em Nova Délhi, pela Incubadora PusaKrishi e pelo Department of Science & Technology (DST). No âmbito do Programa, o tecnoPARQ estará recebendo cinco startups indianas: Natura Crop Care (Agriculture crop protecon), Aegipan (Animal husbandry & biotechnology), Satyukt Agriculture (Water resources and crop insurance), Silage (Agriculture and animal nutrion), Zentron Labs (Machine vision for quality inspec- on of fruits and vegetables).

Realização de missões internacionais

O tecnoPARQ periodicamente busca participar de missões empresariais com intuito de se conectar com delegações de diferentes frentes do empreendedorismo inovador e conhecer os principais ecossistemas de inovação e empreendedorismo do país e do mundo. A participação em missões também possibilita o prospectar oportunidades de parceria, obter aprendizados por meio do acesso das melhores práticas e realizar networking e benchmarking com outras instituições.

Confira as missões que já realizamos no ano de 2019:

Em setembro de 2019, o tecnoPARQ participou da missão internacional da Anprotec junto ao ecossistema de empreendedorismo na França. Na oportunidade, esteve presente em reuniões na Embaixada do Brasil na França, e realizou visitas aos principais ambientes de inovação francês, como: Make Sense, ERGANEO, NUMA, IAR, Cap Digital, Agoranov, Staon F, INCO e Genopole. O tecnoPARQ também esteve presente na Conferência Mundial da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation).

O tecnoPARQ também participou do World Incubation Summit, no mês de novembro de 2019. O evento é organizado anualmente pela UBI Global com o objetivo de ajudar as incubadoras e aceleradoras de negócios a melhorar seus programas, tornar-se mais atraentes para as empresas, aumentar sua eficiência e atrair investimentos. A rede da UBI Global conecta 700 programas de incubação do mundo, distribuídos em 70 países. A edição 2019, do Summit foi organizada na cidade de Doha, no Qatar, com o apoio do Qatar Development Bank. Foram, ainda, realizadas visitas técnicas nas seguintes instituições: London Met Accelerator, Althelia Fund, Bethnal Green, Social Star,Social Finance UK, Digital Incubation Center, Qatar Business Incubation Centre e ao Qatar Science and Technology Park (QSTP), gerido pela Qatar Foudaon Research, que tem entre suas empresas residentes ExxonMobil, GE, Microso e Shell and Total.

Por fim, o tecnoPARQ participou, em dezembro, da Field Trip UK, missão à Inglaterra, como prêmio concedido pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), com o objetivo de conhecer o ecossistema de investimentos e negócios de impacto da Inglaterra com destaque para programas de capacitação de negócios de impacto e políticas de apoio a aceleradoras e incubadoras.

Participação no Programa Land2Land

O tecnoPARQ foi selecionado para participar da segunda fase do Programa Agritech Brasil-Índia de Incubação Cruzada 2019-2020, realizado pela Anprotec, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela Embaixada do Brasil em Nova Délhi, pela Incubadora PusaKrishi e pelo Department of Science & Technology (DST). A iniciativa visa fomentar a cultura de internacionalização e a geração de negócios sinérgicos aos setores de interesse dos empreendimentos indianos. No âmbito do programa o tecnoPARQ irá apoiar cinco startups indianas (Natura Crop Care (Agriculture crop protecon), Aegipan (Animal husbandry & biotechnology), Satyukt Agriculture (Water resources and crop insurance), Silage (Agriculture and animal nutrion), Zentron Labs (Machine vision for quality inspec- on of fruits and vegetables) que estarão no Brasil durante duas semanas.